Pages

A boa notícia que vos deixo esta semana é:






EXISTES!...
ESTÁS VIV@!...


Estar viv@ é ter a oportunidade de respirar…
… quantas vezes nos esquecemos de respirar fundo.
Podemos respirar fundo em qualquer lugar, em qualquer situação. Diante do mar, ou no meio de um parque qualquer cheio de árvores… mesmo que seja no meio da cidade, só para respirar e sossegar e serenar. Sentir o ar entrar dentro e deixá-lo sair… sentir que estamos vivos.

Estar viv@ é ter a oportunidade de escutar…
… quantas vezes nos esquecemos de parar e escutar tudo aquilo que os ouvidos têm a capacidade incrível de captar. Estar viv@ é conseguir parar 2 minutos e, onde quer que estejamos, poder escutar tudo… como quem tenta adivinhar cada instrumento tocado numa grande orquestra durante um concerto belíssimo e complexo… é como quem tenta adivinhar quem tocará cada um dos instrumentos, porque afinal todo o mundo está vivo, transbordante de vida tal como eu… não estou só nesta “orquestra”!...

Estar viv@ é ter a oportunidade de saborear…
… quantas vezes nos esquecemos de saborear. Neste mundo de correria louca, nos empregos ao almoço, muitas vezes nem nos sentamos, e a refeição é engolida rapidamente porque temos sempre pressa… sempre pressa.
Se nós, humanos, fossemos feitos para engolir comida conforme a necessidade, então não teríamos paladar… não teríamos toda essa capacidade incrível que a nossa língua tem de captar todas as sensações que um alimento, um condimento nos provoca… Comer mal, e com pressa, bem sabemos como não é saudável, é mesmo contrário à nossa natureza. É bom para e sentir, (com moderação, é claro!), aquilo que temos a capacidade de sentir.

Estar viv@ é ter a oportunidade de tocar…
… se sentir a textura de tudo aquilo em que tocamos… seja a folha de rascunho em que escrevo, seja o teclado em que digito todas as letras e palavras. De olhos fechados, as nossas mãos “sabem” distinguir a pedra e o metal, a areia da praia que nos foge por entre os dedos… a água da torneira que refresca e se escapa das mãos.

Estar viv@ é ter a oportunidade de ver…
Cada cor que existe não nos é indiferente… Até as associamos ferrenhamente a clubes de futebol!!! E assim as defendemos como se fossem gente!
Ver um pinheiro pequenino a sair da terra, ver as espumosas ondas do mar que nunca param… ver uma cor com atenção… um conjunto de cores… um quadro que admiramos.
Em dias de chuva, em vez de nos metermos no caos de um centro comercial com a desculpa de irmos tomar um café, porque não conceder antes aos nossos olhos a oportunidade de ver uma exposição, um museu…? Simplesmente porque temos a capacidade de apreciar o que vemos…


Estar viv@ é ter a oportunidade de RESPIRAR, ESCUTAR, SABOREAR, TOCAR, VER!…

Estar viv@ é ter a oportunidade de ser tudo o que somos e buscar o nosso Deus em tudo isto… e com tudo isto revelar aos outros o que vamos intuindo d’Ele.

Estar viv@ é ter a oportunidade de ser tudo o que somos em comunhão com alguém em tudo isto… e com tudo isto caminhar mais plenamente humanos, mais pacificados, serenos, conscientes do que somos, a caminho do que seremos com Deus.


Tem uma semana MUITO BOA!...
E, por favor, tenta respirar fundo mais vezes, escuta mais vezes com atenção, saboreia o que te é dado saborear, toca, e olha como olhos de ver… em todos os sentidos, mesmo!...

5 comentários:

Rui Santiago cssr disse...

ESTÁS VIVO!!!

Passamos a maior parte da Vida sem saborearmos que esta é uma BOA NOTÍCIA extraordinária. Esquecemo-nos, sob o peso de tantas coisas. Estar Vivo...

Obrigado! Souberam-me bem, esta manhã, estas palavras. Estou Vivo... Sinto-me Vivo...

SHALOM

Anónimo disse...

O eu "estar vivo", não é notícia de jornal (só se tivesse morrido é que lá vinha...).Seguindo o teu conselho, vou fazer desse meu "estar vivo" uma notícia boa para quem comigo se cruzar.Porque é mesmo uma maravilha "estar vivo"!!!

Anónimo disse...

"RESPIRAR, ESCUTAR, SABOREAR, TOCAR, VER..."

Que coincidência Anawim!!!...
Neste fim de semana tive a oportunidade de meditar TANTO sobre o sentido de cada uma destas palavras!
Dar-mos conta desta capacidade sabe tão bem...

Uma boa semana para ti!

Ecclesiae Dei disse...

Excelente notícia! Ótimo blog! parabéns.
Abraços

Ana Ascensão disse...

Obrigada Anawim por esta tua partilha tão cheia de sentido(s)...

Já não parava aqui por algum tempo e vir agora e ler este texto foi sem dúvida um grande inspirar de coisas boas!

Um abraço grande