Pages

Corpo+Alma?... não...

Nascemos e crescemos numa cultura que se baseia na ideia de que o ser humano é composto por alma+corpo.
Foi a resposta encontrada a esse facto do ser humano ser tão diferente de todos os outros seres vivos…
… e que por isso teria algo mais que os outros seres vivos: uma ALMA!...

Este pensamento foi-se elaborando ao longo dos tempos. Como o que havia de comum entre o ser humano e os animais era o corpo, seria então algo supostamente indigno de estar presente diante da Divindade… ficamos com a ideia de que o corpo seria algo mau, que é preciso aniquilar, para que a alma seja purificada e se torne digna de estar na presença de Deus.

Isto é conversa que tem dado muito que falar desde sempre.

Mas na cultura de Jesus não se pensava assim. Na cultura hebraica não existe separação nenhuma no ser humano… não tem divisões mais dignas ou menos dignas… a pessoa é inteira, una…
É que foi com esse pensamento hebraico que se formou e fez aliança com Deus o povo onde viria a nascer Jesus.
É que foi com esse pensamento hebraico onde nasceu e cresceu e aprendeu Jesus toda a história do seu povo.
É que foi neste jeito de pensar que os primeiros que seguiram Jesus nazareno pensavam também
É que foi tendo como base este pensamento que os primeiros testemunhos do Nazareno Ressuscitado, que é a Boa Notícia que liberta, surgiram.
Faz todo o sentido que entendamos bem este jeito de entender o ser humano como pessoa inteira porque hoje nem sempre apanhamos toda a riqueza, toda a beleza e toda a verdade do testemunho que nos deixaram aqueles primeiros, que estiveram tão próximos de Jesus de Nazaré.

Como era vista então a pessoa humana segundo o pensamento hebraico?

O Ser Humano é ser Respiração
Ser pessoa é ser inteiramente capaz de se relacionar com Deus porque respira, porque segundo o pensamento hebreu, o ar que o ser humano respira é Deus que o gera e Ele mesmo respira, e oferece soprando-o ao ser humano, com a imagem de um beijo, dando-lhe assim vida… já que quem não respira, não vive.
O ser pessoa inteira é então viver da vida de Deus, porque respira o mesmo sopro que Deus exala.
Este sopro é visto como essencial porque permite que o ser humano tenha a oportunidade de ser criador de si próprio e de, assim, se relacionar com Deus.
A este Sopro, a esta Respiração é dado o nome de Ruah, é o Alento de Vida, é o Espírito de Deus.

O Ser Humano é ser Sangue
Ser pessoa que respira o Sopro de Deus permite que lhe circule nas veias o Sangue.
O Sangue representa também a imagem do ser único e irrepetível que cada pessoa na sua totalidade é, com o seu temperamento ou personalidade única.
Como sem o Sangue a circular o ser humano não pode viver, o Sangue é visto também como a própria Vida.
“Derramar o Sangue” é uma expressão bíblica que significa que tirar a Vida.
É a Vida que tanto pode gerar Pecado ou Justiça… Vício ou Virtude…
É por estes motivos que os judeus possuem tantos rituais relacionado com o sangue, por significar tanto para eles a própria Vida.


O Ser Humano é ser Carne
Porque ser pessoa não é ser isolado, ser pessoa é ser Carne porque existe para a Comunhão, para ser Corpo junto com todos os seres humanos.
Além disso é a Carne que lembra ao ser humano que faz parte de toda uma Criação com a qual forma um Corpo, Criação que é como sua irmã, que o ser humano tem o dever de cuidar, segundo o pensamento hebraico.

O Ser Humano é ser Coração
Ser Coração é ser pessoa inteira com todas as possibilidades de DECIDIR dentro de si a construção de si próprio e a decisão da construção da Comunhão com os irmãos, construindo assim a Comunhão com Deus.

O Ser Humano é ser Rins
Depois da decisão é preciso AGIR… é o que significa esta dimensão de ser pessoa, é a capacidade da vontade activa, da iniciativa.
A expressão bíblica “cingir os rins” traduz bem o seu significado de alerta pronto para agir.

Ser pessoa não poderá ser nunca uma composição de partes, mas um ser inteiro em todas as suas dimensões.
Toda a pessoa recebe de Deus a Sua própria Ruah… a Sua própria Respiração que possibilita a pessoa viver da mesma vida de Deus. Porque é Respiração, a pessoa é também Sangue, é Vida com um jeito único de ser e existir. Vida que anima a Carne que é, formando um Corpo juntamente com todo o ser humano com quem pode fazer Comunhão, Corpo também com a Criação, sua irmã, mediante toda a sua capacidade de decidir e agir na permanente construção de si mesmo, na construção da Comunhão com os seus irmãos, e assim com o próprio Deus.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim, sinto-te mais humana nas palavras... gostei delas, não porque elas me seduziram apenas pela sua beleza literária, mas porque senti e li nelas a terra que piso todos os dias, o corpo que me sustenta a caminhada em cada passo de homem, e sobretudo, porque me tornas igual a todos, sem essas barreiras que tantos construímos dos eleitos… obrigado..

Anónimo disse...

Obrigada Anawim!
Aqui tenho aprendido tanto...