Pages

|6| Porque te amamos e queremos dizer-te, Jesus, chamamos-te SUMO-SACERDOTE


.
Sumo-sacerdote é daquelas expressões que não fazem mesmo parte do nosso vocabulário de hoje. Mas, se as primeiras comunidades de discípulos de Jesus sentiram tanta vontade de expressar com esta expressão o jeito especial com que ele continua presente na vida de cada um, de um modo absolutamente novo, então é importante que também nós, discípulos de hoje, percebamos a profundidade desta expressão que deram ao nazareno ressuscitado.

Esta proclamação de Jesus como Sumo-sacerdote aparece na Carta aos Hebreus. Mesmo sem saber quem será o autor desta carta, sabemos certamente que será um escrito nascido no seio de uma comunidade de discípulos de Jesus, com raízes profundamente judias, cujos destinatários serão judeus que se foram tornando discípulos de Jesus.

Será bom então perceber o que é um Sumo-sacerdote segundo a fé hebraica, esta mesma fé na qual o próprio Jesus nasceu, aprendeu, que ele acolheu e viveu tão intensamente que foi esta fé do seu povo que se tornou no ponto de partida fundamental para o colocar de Coração aberto, disponível, em profunda comunhão com o Abba.

Sabemos como é comum a todos os seres humanos a profunda necessidade de Salvação, de Libertação, de toda a opressão que adquire tantas formas.
Todo o ser humano sente uma imensa fome de HUMANIZAÇÃO.
Além disso, existe também o desejo profundo de “tocar” Deus, de encurtar essa imensa distância que nos separa d’Ele, de tal modo que até possa ser possível nos unirmos a Ele…
Todo o ser humano sente uma imensa fome de DEIFICAÇÃO. (desejo de sermos UM, de sermos uma Comunhão com Deus)

Para que aconteça esta Libertação e Salvação e este caminho de união com Deus tornou-se necessário encontrar um mediador, um Sacerdote.
Como faz ele acontecer a Libertação e aproximação a Deus?
Através de sinais, rituais, que nos coloquem em sintonia com Deus e nos purifiquem para que nos tornemos dignos da Salvação e da nossa aproximação a Deus.
O Templo é o lugar onde o Sacerdote exerce os sinais e os rituais. Dentro dele está o lugar “Santo dos Santos” e aí está a arca da aliança, Dentro da arca está o maná e as tábuas da lei dada por Moisés, sinais fortes da experiência redentora e libertadora da opressão do Egipto.
No Templo havia também o altar que, como em tantas outras religiões, servia para sacrificar animais. Era preciso oferecer o sangue de bois, cabritos, pombas, para acalmar as fúrias de um Deus que “se passa” de cada vez que nos portamos mal.
O Sacerdote fazia isto por si e por todo o povo, sacrificava animais e oferecia incenso no altar em troca da Paz, do Perdão e Bênçãos de Deus.
.
.


Mas, ao Deus de vivos e não de mortos, sempre disseram os profetas que não Lhe agradavam o sangue de bois e cabritos, mas sim um Coração humilde, dócil, gratuito… Denunciam e anunciam os profetas de todos os tempos ser este o verdadeiro culto que Lhe agrada.

Dizer que Jesus é O Sumo-sacerdote é proclamar que, na verdade, ele é o Único e verdadeiro mediador entre Deus e os seres humanos. Pela maneira com acolheu Deus inteiro e a Sua Família, pelo modo como se foi tornando Um com Deus, pelo facto de ser autenticamente um de nós, ele é o único e verdadeiro mediador, o único e verdadeiro sacerdote.
Dizer Jesus como um mediador/sacerdote/salvador ao jeito dos “tempos antigos” é dizer pouco. É que a vida e a missão de Jesus dizem-nos também como não estamos sozinhos na procura deste Deus, enquanto Ele fica à nossa espera num trono qualquer muito divinal.
O olhar, o toque, a palavra, o silêncio, o caminhar, o sangue derramado, a vida inteira deste que se foi gerando Filho… que chama a Deus de Pai por se sentir todo saído d’Ele, tudo isto nos diz de tantos modos como o próprio Deus está também Ele a caminho, à nossa procura, ao nosso encontro, enquanto deseja tanto ir-Se dando a conhecer.

Que notícia tão boa esta de um Deus, tão amante, tão zeloso, tão pai, que “não Se aguenta”, não Se segura quieto… tem fome de justiça, tem fome de nos (a)just(ar) a Ele de maneira absolutamente gratuita, e a partir do meio, do centro de nós.

E só os olhos dos que “falam” a mesma língua deste Deus, que “sofrem” esta mesma fome de (a)just(e) é que sabem caminhar verdadeiramente ao Seu encontro, e que acolhem o Seu abraço que corre ao nosso encontro.

Ah!... E o modo como Jesus se foi gerando filho é absolutamente espantoso…
Ele dizia que não estava ali pelos que não sentiam necessidade de cura, de Salvação, mas sim por todos aqueles que precisavam de “médico” (Mc 2,17). Deus toma partido, tal como o Filho gerado também toma partido pelos que têm fome de ser salvos.

Que Deus é este que ao longo de toda a História, cheia de todas as nossas pequenas grandes Histórias que vamos construindo e destruindo, Ele derruba qualquer muro que teimemos construir para nos separar d’Ele, quando tantas vezes Ele é para nós o Puro, e nós os Sujos, indignos da Sua Presença?!
Que Deus é este que teima em caminhar ao nosso encontro, ao mesmo tempo que se coloca do nosso lado, não nos deixando sós nesta caminhada ao encontro d’Ele?!
Que Deus é este que escapa de todos o “Templos” fechados que teimamos continuar a construir, e rebenta todas as caixas douradas nas quais ainda O queremos fechar?!
Que Deus é este que, sendo o nosso Criador, sem Se impor, Se faz silenciosamente presente, ainda que não Lhe concedamos o espaço que é tão d’Ele na nossa vida de todos os dias, sim, também desses dias em que não estamos dentro de nenhum lugar sagrado a cumprir um ritual qualquer. Deus, o Pai, está.

É que Jesus, aquele que foi gerado Filho, não se tornou mediador separando-se do mundo, como fazem os “fariseus” (separados) de todos os tempos, e não oferece o “sacrifício”, o sangue, de algo fora de si próprio (bois e cabritos), mas dá-se inteiro ele mesmo, com o seu próprio Sangue que, tal como sabemos da cultura judaica, falar do Sangue, é falar da vida inteira, completa, da pessoa.
E o modo como Jesus morreu e derramou o Sangue, derramou a Vida, diz como isso foi a consequência da sua fidelidade e amor à verdade do seu Pai e da Família do seu Pai.

Já que estamos no chamado Ano Sacerdotal, aproveito para dizer como é quase “pecado” chamar alguém em particular de sacerdote. Se quisermos chamar assim alguém, então chamemos assim todos aqueles e aquelas, todas as comunidades também que, unidos a Jesus, são com ele mediadores do Deus que Se faz próximo e em direcção a Quem é possível caminhar… o Deus que Salva, Ama, Consola, Cura.
Jesus é O mediador por excelência deste Deus, em primeiro lugar porque é humano, e não porque lhe tenha sido atribuído um serviço ou um cargo… nem mesmo porque lhe tenha sido atribuído um título. Sabemos bem como Jesus não tinha nenhum cargo no Templo de Jerusalém, nem em nenhuma Sinagoga… e bem sabemos como denunciava toda a lógica que estava debaixo desse culto…

Os discípulos de Jesus vêem como…
… já não há o lugar do “Santo dos Santos”, o véu que o separava do povo foi “rasgado” pelo nazareno ressuscitado.
… já não há altar, foi quebrado esse lugar onde se sacrificavam vítimas animais, nem sacerdotes para realizar esse ritual por si próprio e por todo o povo, porque o nazareno ressuscitado já entregou a sua vida inteira com todas as decisões, compromissos, anúncio, denúncias e comunhão com Deus. E com ele, o único e verdadeiro sacerdote, todos somos já salvos.

E de tantos novos símbolos possíveis, neste tempo novo, de aliança nova, Jesus escolhe
… uma mesa onde todos têm lugar
… um único pão que chega para todos porque se parte e se partilha e sacia todas as fomes
… um único copo de vinho que por todos passa como quem bebe da mesma cor, da mesma alegria da festa
… uma bacia de água, o serviço que nos faz lavar os pés uns aos outros, um serviço, um ministério de todos, para todos, com todos




Yeshuah de Nazaré… verdadeiramente és O Sacerdote, verdadeiramente és o Único Sacerdote…
Faz-nos um contigo, tu que és a Porta que queremos atravessar para nos encontrarmos com o teu Pai e nosso Pai…
Faz-nos um contigo, tu que és a Porta que Deus escolheu para atravessar, para Se encontrar verdadeiramente connosco.
.
.
.
.
.

1 comentário:

victor disse...

Deus te vá abrindo caminho com esta luz que aqui me deixaste hoje também... grato eternamente... vem no momento certo, sobretudo neste ano dedicado sacerdotal....