Pages

Com quem nos sentamos à mesa, no tempo das casas que não tocam o chão




Às vezes, ao olhar para um prédio pergunto-me…
… Haveria, no mundo todo, espaço para que cada família pudesse habitar uma casa no chão?

Já mil razões existem para que vivamos cada vez mais juntos e como que “por camadas” que, no fundo, é o que acontece com os pequenos ou grandes edifícios.
Cada vez mais juntos fisicamente e “telemovelmente” e virtualmente. Sabemos notícias e “novelas” que acontecem do outro lado do mundo, e não sabemos como correu o dia daqueles com quem partilhamos o mesmo tecto e o mesmo chão.

Parece que naqueles tempos em pisávamos mais vezes o chão de terra, conhecíamos os nomes e sonhos e anseios, alegrias e preocupações dos poucos lá da terra.

Há culturas que ainda fazem as suas refeições quotidianas junto ao chão. Uns sentam-se de pernas cruzadas diante de uma mesa muito baixa, outros reclinam-se à mesa.

E hoje, como em tantos outros dias, apetece-me mesmo saborear a delícia do tão grande número de vezes que encontro o nosso Mestre assim, nos escritos que tocaram os tempos dele. Descalçar-se e sentar-se no chão para comer reclinado e sem talheres, como todos os do seu tempo. Era assim no seu povo e cultura.

Era também o tempo em que a refeição ainda era o lugar privilegiado para o encontro. Era aliás muito comprometedor encontrar alguém como Jesus a reclinar-se à mesa com gente de má fama, ou com senhores doutores também. Tanto escândalo para tantos!

Um dia, estando eu num desses restaurantes de fast-food, sentei-me com o meu tabuleiro no fundo de uma mesa comprida com todos os lugares disponíveis. Entretanto chega uma família que se foi sentando aos poucos conforme iam conseguindo os menus. Primeiro senta-se a avó com os dois netos, teriam eles entre 6 e 8 anos… o rapazito ficou mesmo em frente a mim, ao lado estava a avó, ao meu lado ficou a menina. O rapazito, apesar de estar em frente, não conseguia encarar-me de frente, voltava-se para um lado ou para o outro, nunca de frente. A menina olhava-me de lado muito desconfiada e muito desconfortável no seu lugar, esticava-se toda para falar com a avó à sua frente. A avó conversava animadamente com um e outro enquanto esperavam a refeição.
É incrível como aqueles pequenos conheciam, mal ou bem, a força que tem esse “sentar-se à mesa com”, porque lhes era desagradável estar à mesa com alguém estranho, ainda que fosse num lugar público. De facto, eu senti-me ali a mais, e fiquei contente por isso.
Só nos sentamos à mesa com quem nos fazemos próximos de alguma maneira, na maioria das vezes familiarmente próximos. Conheço também pessoas que não conseguem sentar-se a comer uma refeição, sozinhas.
Isto dá que pensar… a força que tem isto de nos sentarmos à mesa não pode ser um acontecimento que nos passe ao lado!

Na Boa Notícia de Jesus, as refeições são “acontecimentos” frequentemente registados!...
Mesmo depois de Jesus ter sido ressuscitado, era nas refeições daqueles que lhe eram próximos que estes reconheciam Jesus ali presente com eles.

Sem nos maravilharmos com toda esta mística que tem a refeição (universalmente é assim, e não tem que ver obviamente com nenhuma religião) não poderemos apanhar o significado que tem alguém sentar-se à mesa, pronunciar a bênção sobre o pão (que é da grande tradição judaica, ainda hoje) e com este alimento tão comum, tão popular, dizer com ele nas mãos: “ISTO é o meu Corpo”… “Fazei ISTO para que nunca se esqueçam de mim (em minha memória/em memória de mim)”… a memória de Jesus inteiro, com todo o seu Corpo que, em linguagem bíblica, não é um pedaço de pão e sim o que ele ali significa, e um Corpo que, ainda em linguagem bíblica, é muito muito muito mais do que os limites da sua pele.


Então, só para tomar o gosto disto, nos quatro livros do Evangelho segundo Mateus, Marcos, Lucas e João aqui deixo algumas citações breves referentes a refeições:

… Encontrando-se Jesus reclinado (à mesa) na casa de Mateus…

… em casa de Simão, o leproso. Enquanto Jesus estava reclinado (à mesa), aproximou-se dele uma mulher…

… Ao cair da tarde, reclinou-se à mesa com os Doze…

… em Betânia, na casa de Simão, o leproso. Estando à mesa, chegou uma certa mulher…

… Estavam à mesa a comer, quando disse: «Em verdade vos digo: um de vós há-de entregar-me, um que come comigo .»…

… Apareceu, finalmente, aos próprios Onze quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade…

… Levi ofereceu-lhe, em sua casa, um grande banquete; e encontravam-se com eles, à mesa, grande número de cobradores de impostos e de outras pessoas…

… Um fariseu convidou-o para comer consigo. Entrou em casa do fariseu, e pôs-se à mesa…

… certa mulher, conhecida naquela cidade como pecadora, ao saber que Ele estava à mesa em casa do fariseu…

… Mal Jesus tinha acabado de falar, um fariseu convidou-o para almoçar na sua casa; Ele entrou e pôs-se à mesa…

… “Felizes aqueles servos a quem o senhor, quando vier, encontrar vigilantes! Em verdade vos digo: Vai cingir-se, mandará que se ponham à mesa e há-de servi-los”…

… “Hão-de vir do Oriente, do Ocidente, do Norte e do Sul, reclinar-se à mesa no Reino de Deus”…

… “quando fores convidado, senta-te no último lugar; e assim, quando vier o que te convidou, há-de dizer-te: 'Amigo, vem mais para cima.' Então, isto será uma honra para ti, aos olhos de todos os que estiverem contigo à mesa”…

… Quando chegou a hora, pôs-se à mesa e os Apóstolos com Ele…

… “vede: a mão daquele que me vai entregar está comigo à mesa!”…

… “quem é maior: o que está reclinado à mesa, ou o que serve? Não é o que está reclinado à mesa? Ora, Eu estou no meio de vós como aquele que serve.”…

… que comais e bebais à minha mesa, no meu Reino…

… quando se pôs à mesa, tomou o pão, pronunciou a bênção e, depois de o partir, entregou-lho…

… Ofereceram-lhe lá um jantar. Marta servia e Lázaro era um dos que estavam com Ele à mesa…

… levantou-se da mesa, tirou o manto, tomou uma toalha e atou-a à cintura…

… Depois de lhes ter lavado os pés e de ter posto o manto, voltou a reclinar-se à mesa…

… Um dos discípulos, aquele que Jesus amava, estava à mesa reclinado no seu peito…

… Nenhum dos que estavam com Ele à mesa entendeu, porém, com que fim lho dissera…

Quem quiser as citações de refeições direitinhas encontram-nas no blog DerrotarMontanhas

E mais sobre isto também se pode ler ou reler aqui

2 comentários:

figlo disse...

A MESA! sinal fortíssimo de relação existente e ao mesmo tempo criador de relações novas e profundas!Lugar criador de fraternidade...Reino de Deus a contecer...Lembro-me uma vez em que alguém pedia a um amigo meu uma atitude pouco verdadeira para com outro e ele respondeu:"Nem pensar! Nós já nos sentámos muitas vezes à mesma mesa!"
Ía lendo o teu texto e ia visualizando uma mesa enoooorrrrrme, resultado de muuuitas mesas todas encostadas umas às outras em que cada um ía pondo o que tinha para comer. Mesmo os que nada tinham para partilhar se sentavam. Havia sempre chão para mais mesas,lugares para mais pessoas e comida para TODOS...

Sara disse...

Vendo essa foto me deu um desejo, eu espero que você tenha tempo esta semana para fazer algo semelhante, porque é algo que eu gosto muito, eu também gostaria de ir no fim de semana para comer em a figueira rubaiyat