Pages

3 catequeses / 3 relatos da Ressurreição de Jesus escritos para as Comunidades de Discípulos e Discípulas de Jesus



 - No ponto central de cada um dos relatos da ressurreição no evangelho segundo S. Lucas, capítulo 24  (Sepulcro vazio/Emaús/aparição aos discípulos) há sempre um "pregador" que, de alguma maneira vai dizendo: “Era necessário que o Filho do homem fosse entregue nas mãos dos pecadores, que fosse crucificado e que ressuscitará ao terceiro dia”
Este pregador recorda a lógica de Jesus, que rompe todas as expectativas da chegada do Reino por caminho de messianismos gloriosos.
- Estes três relatos (Sepulcro vazio/Emaús/aparição dos discípulos) mostram também o espanto do discípulo, que fica atordoado, incapaz de ver (e até de acreditar) no Senhor presente. O discípulo vê-se obrigado a procurar sintonizar noutra onda.
Quem lê estes relatos espera que no sepulcro as mulheres vejam, mas o que acontece é que elas acabam por escutar uma “pregação”.
O autêntico discípulo não pode esperar aparições, pois terá que lidar com desaparições (como no final de Emaús)
- Estes três relatos são algumas de entre outras catequeses que formam o itinerário feito pelas primeiras comunidades para assimilar o escândalo de contemplar o Senhor, ao mesmo tempo: na maior desonra da cruz; mas que está sentado à direita do Pai, como Filho de Deus e Senhor da História.


1º relato:
As mulheres diante do sepulcro vazio
“Não sabiam o que pensar de tudo aquilo, quando se apresentaram diante delas dois homens com vestidos resplandecentes. Assustadas, inclinaram o rosto por terra, mas eles disseram:
- Porque procuram no meio dos mortos o que está vivo? Não está aqui, ressuscitou. Lembrem-se, como vos falou quando estava na Galileia, dizendo: “É preciso que o Filho do homem seja entregue nas mãos dos pecadores e seja crucificado, mas ao terceiro dia ressuscitará”.
E elas lembraram-se das suas palavras”

Estavam perplexas, não sabiam o que pensar. Esta catequese quer deixar claro que o sepulcro vazio não provoca a fé. A fé é despertada pelo anúncio do Mensageiro de Deus. Os olhos humanos do “mundo velho”, por si mesmos, não podem testemunhar o “mundo novo” de Deus. A experiência de Jesus como Homem Novo não a podem provocar os sentidos do nosso corpo mortal; só a Força de Deus é capaz de nos colocar em sintonia com o Mundo Novo.
O relato conta que as mulheres receberam o anúncio da Boa Nova, não por “ver”, por verem o túmulo vazio, mas por “escutar” a mensagem, e mais que isto, por se “recordarem/fazerem memória” das palavras de Jesus.
Ainda que o testemunho de uma mulher naquele tempo e cultura não valesse nada, elas não o puderam calar, tornando nas primeiras pregadoras da Boa Notícia.


2º relato:
Emaús
“Naquele mesmo dia, iam dois deles para um povo chamado Emaús, que fica a 11km de Jerusalém, e conversavam entre si sobre tudo o que tinha acontecido”

É o regresso a casa. Da grande esperança à desesperança. Desde a gloriosa subida a Jerusalém, ao virar costas à cidade da cruz da vergonha, da ilusão.
Assim o Reino não é possível. Voltemos então ao mundo pequeno e raquítico, seria ingenuidade pensar em grande, em mundos Novos... estes discípulos ficam desiludidos com a comunidade e afastam-se de Jerusalém. Em atitude de cobardia ou desistência, abandonam a zona de conflito. São gente derrotada e profundamente desiludida. Tinham começado a dar a Jesus o papel de pai todo poderoso, e isso era consolador e com gosto participavam da sua grandeza. Mas o que aconteceu destruiu-lhes a segurança imatura, foi-lhes arrancada a sua pequena fé infantil.

Mas Jesus continua a ser a presença de Deus peregrino no meio do seu povo, solidário com as suas dúvida e dores e a fazer-se próximo. E conversam com aquele estrangeiro que se põe a caminho com eles, que também vem de Jerusalém. Os dois, tão interessados na própria frustração, só sabem falar disso. E têm os dados todos como o demonstram ao estrangeiro, mas não sabem o que fazer com toda essa informação. E repassam ponto por ponto as grandes etapas da vida de Jesus. Sabem tudo, relatam os seus próprios sentimentos, até fazem memória...
mas o problema é que “a ele não o viram”.
Obcecados pelo sonho imaginário de um Messias poderoso, não podem acreditar nas mulheres nem reconhecer um Messias diferente daquele que eles mesmos criaram à sua imagem e semelhança. Não podem admitir o confronto, a debilidade e a morte. Não podem compreender um Messias desde a cruz, desde o não poder.

E novamente o “era preciso” que já escutámos no sepulcro. É o eco, nesta catequese de Lucas, da lenta e difícil conquista do enigma da cruz pelas primeiras comunidades cristãs.
Voltando ao relato:
“Oh insensatos e lentos para acreditar em tudo o que disseram os profetas! Era preciso que o Messias passasse por isto para ter credibilidade, para que a sua vida tivesse peso!
E, começando por Moisés e continuando por todos os profetas, explicou-lhes o que havia sido escrito sobre ele em todas as escrituras”

Só quando o deixam falar, depois de tanto se queixarem, é que começam a abrir-se ao mistério deste outro, se tornaram capazes de ouvir.
O messianismo de Jesus encarna a realidade débil da história. Estes discípulos falavam de um messianismo judeu: nacionalista e poderoso. Agora é hora de mudar para o messianismo de Jesus que é feito de universalidade e debilidade.
E começa a arder-lhes o coração.
No fim do dia, o convidado à mesa, torna-se no senhor da mesa, e ao partir e entregar o pão não se dá uma aparição, mas uma desaparição. Os discípulos não o veem, mas sim reconhecem-no. Já não é necessária a presença física: fica-lhes a entrega, a partilha feito memorial entre discípulos.
A partir de agora entendem como não se trata de VER, como nos dias da Galileia, mas de RECONHECER a presença de Jesus na entrega do pão partido/partilhado e na releitura da Escritura, e RECONHECER a presença de Jesus em todos os injustiçados e martirizados da História. Descobrem Jesus com um rosto novo, o de Senhor de toda a História.
O que experimentaram fez deles testemunhas, e depois de desandarem caminho para longe, voltam ao caminho para Jerusalém, porque não conseguem guardar isto só para si.


3º relato:
Aparição aos discípulos
Mesmo no mundo fechado em que os discípulos se encerraram, o Mundo Novo irrompe inesperado e imprevisível.
Jesus dá-lhes o SHALOM e mostra-lhes as mãos e os pés. É um sobrevivente dos infernos do nosso mundo, um martirizado publicamente. As suas feridas nunca desaparecerão porque são as feridas dos torturados de todos os tempos. As de Jesus já não lhe causam dor, em vez disso têm poder curador, não são fonte de ruptura. Podem curar porque nos dizem que todos temos fracturas, que somos vulneráveis. As pessoas feridas e reconciliadas, como o Senhor, são reconciliadoras, porque entendem as feridas dos outros. É por isso que a cruz se tornará no agente do mundo reconciliado, porque o Senhor pode dizer com toda a credibilidade que a cruz não é a última palavra.

Mais uma vez, escutamos a mensagem:
“Eu disse-vos quando estava convosco: É preciso que se cumpra tudo o que está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos acerca de mim”.
E ajudou-os a entender as Escrituras...”

“É preciso”, não porque Deus quisesse, ou por uma necessidade teológica. Mas uma necessidade histórica, por causa dos homens, da sua condição pecadora. O discípulo deve compreender que, se alguém neste mundo quer romper as dinâmicas da morte para oferecer uma alternativa de vida tal como Deus a sonha, terá que pagar por isso. É como se lhes dissesse: “Não entendem que era impossível libertar este mundo, dar-lhe valores alternativos do Reino, sem que os poderes reagissem tratando de matar?”. É o “grão de trigo que há-de morrer para dar vida”, e “quem quiser ganhar a vida, há-de perdê-la”

E agora entendem, ou vão aprendendo a entender este “é preciso”, e que como Jesus, também eles hão-se ser ministério de reconciliação.
Entendem também que a presença de Jesus, no meio deles, não é questão de VER, mas de PRESENÇA, não de aparição, mas des-aparição. Como podemos ler no relato mais adiante.
“Jesus levou-os para próximo de Betânia e, levantando as suas mãos, abençoou-os. E enquanto os abençoava, separou-se deles e foi levado para o céu. Eles, depois de se prostrarem diante dele, voltaram a Jerusalém com grande alegria. E estavam sempre no Templo a louvar a Deus.”


(Reflexão baseada no capítulo 24 do Evangelho segundo S.Lucas
com a ajuda do livro "Los últimos y los primeiros días de Jesús, el Señor", de Francesc Riera i Figueras,sj)








Deus de Jesus,
queremos ser e viver como habitantes da Tua Casa
onde se vive e se ama ao Teu jeito
Queremos conhecer sempre mais o teu Jesus
porque ele sabe bem como é ser filho em Tua Casa
tornaste-o vivo, entre nós
e por isso queremos dizer bem de Ti

Quero dizer bem de Ti
porque ao levantares Jesus da morte
o tornas misteriosamente presente
na minha vida, nos meus caminhos
vivo da Tua Vida,
sempre com um novo rosto.
Quero dizer bem de Ti
porque ao levantares Jesus da morte
me levantaste de todas as minhas mortes
Não apagaste nunca as feridas do teu Jesus
para que eu saiba sempre que as minhas interrogações e dores
não têm a última palavra
Ao levantares Jesus da morte
deste o teu NÃO definitivo ao mal que provoco ou do qual sou vítima
Ao levantares Jesus da morte
Deste o teu SIM definitivo ao bem da minha partilha,
da minha alegria, da paz  e do perdão que dou gratuitos
Ao levantares Jesus da morte
obrigas-me a levantar-me
e obrigas-me a levantar outros das suas mortes
porque só és Bom
porque só me queres Feliz
porque só me queres com outros, irmãos,
na Tua Casa de Pai e Mãe









Sem comentários: