Pages

VIVO PARA QUÊ?...

Escrevi aqui, ainda há pouco tempo, acerca daqueles que são os nossos maiores anseios, hoje.
Tal como essa pergunta vive no mais profundo de nós e nos faz viver de acordo com isso, muitas vezes, infelizmente, sem nos darmos conta, existem outras perguntas, igualmente importantes…

QUEM SOU EU?
VIVO PARA QUÊ?
PORQUE É QUE O QUE VIVO, NEM SEMPRE CORRE BEM?
O QUE É, AFINAL, A MORTE?

Também o povo hebreu, esse povo onde Jesus nazareno e os seus discípulos e discípulas nasceram, também esse povo tinha dentro de si estas questões.
Foi destas questões que surgiu o Livro das Origens.
Este Livro é como que um conjunto de pedaços de pano, cada um de sua cor, que se foram juntando e hoje constitui como que um manto belíssimo, rico de cores vivas.

Antes de mais gostaria de deixar claro que este “Livro das Origens” (Génesis), apesar de ser o primeiro livro do conjunto que forma a Bíblia, NÃO foi o primeiro a ser escrito.
O povo hebreu tinha já uma longa História vivida e escrita da sua incessante busca de Aliança com Deus, e tinha também estabelecido relação com outros povos, de diferentes culturas, diferentes modos de viver aos quais se colocavam as mesmas questões e tinham as suas próprias respostas ao mistério da Criação.

Estes relatos do povo hebreu são reais, verdadeiros e actuais, apesar de serem escritos numa linguagem poética. São relatos carregados de símbolos!
É que o SÍMBOLO não significa falta de verdade, mas sim a explicação da realidade numa linguagem que possibilita a todos entenderem, por vezes até em tempos diferentes e culturas diferentes, porque essa linguagem não está agarrada ao tempo… desde que entendamos o ambiente e o objectivo para o qual foi escrito.
Mas, há quem explique bem melhor que eu o que é o SÍMBOLO, e por isso convido a ler o que escreveu o
Rui Santiago, acerca deste assunto: LINGUAGEM SIMBÓLICA

Os autores deste “Livro das Origens” (Génesis) nunca tiveram a pretensão de sentar-se a escrever como que fórmulas químicas para dizer como foi criado biologicamente o ser humano e o Universo… NADA DISSO!...
O objectivo dos autores é procurar resposta a essas grandes questões que vivem em cada um de nós.
Falar de ORIGEM, é muito diferente de falar de INÍCIO.
Falar de ORIGEM tem a ver com “De onde vim?”, tem a ver com a raíz mais profunda da nossa existência humana, a nossa razão de ser, e NÃO o modo como tudo foi elaborado no “início”.

No próximo post vou escrever um pouco por aqui, acerca de toda esses símbolos desse belíssimo poema… como eu gosto tanto de chamar… deste “Livro das Origens” (Génesis)

Até já!...

2 comentários:

osátiro disse...

Rezemos por Habiba, argelina que se converteu ao Cristianismo e enfrenta prisão por abandonar o Islão.

http://www.oecumene.radiovaticana.org/BRA/Articolo.asp?c=208084

Ni disse...

Só hoje tive coragem de deixar aqui palavras tão pequeninas para perguntas tão grandes...
Eu sou um constante projecto aperfeiçoado com erros. Vivo para perceber a Vida e para não lhe passar indiferente. E nesta coisa de crescer, de querer chegar depressa mais além, às vezes tropeçamos, como as crianças que aprender a andar. Não sei porque é assim, talvez seja só mesmo para fazer a pergunta e falar com Ele numa sinceridade de quem, triste, O procura.
A morte, no meio de tanto, é uma oportunidade para dar sentido à Vida.

Obrigada!


Estou sempre cá... às vezes sem palavras... Desculpa. Sou pequenina...