Pages

“Medicamentos” para o coração: Boa Música e Boas Gargalhadas



Parece que sim… está provado por estudos feitos pela Universidade Norte-Americana de Maryland, que ouvir música faz bem ao nosso sistema cardiovascular… mas só aquela que for agradável e da preferência do ouvinte.

Parece que as músicas seleccionadas pelos voluntários para este estudo produziam a sensação de bem-estar, ao serem ouvidas, e isso ajudava á dilatação dos vasos e aumentar o fluxo sanguíneo.

Quando escolhidas músicas menos agradáveis, “stressantes”, isso levava à contracção dos vasos e à redução do fluxo sanguíneo. Esta Universidade já havia demonstrado num outro estudo como as emoções positivas, como o riso, são boas para a saúde vascular, mas desta vez, decidiram verificar se outras emoções como as provocadas pela música, teriam efeito semelhante.
Então, segundo o estudo, o diâmetro dos vasos sanguíneos aumentou 26% depois de escutar músicas alegres e contraiu 6% depois de ouvirem músicas que provocavam ansiedade. Curiosamente, com músicas que provocavam relaxamento, os vasos sanguíneos dilatavam 11%, enquanto que, depois de assistir a vídeos que estimulavam o riso, a dilatação era de 19%.

Está tudo dito. Escutar músicas que o ouvinte considera alegres pode afectar a actividade das endomorfinas.

Vamos lá então ouvir boa música…



1 comentário:

Anónimo disse...

Eh!eh!eh! E logo eu que gosto tanto de ouvir boa música!
Se calhar é por isso que passo a maior parte do tempo bem disposta e alegre. No meu dia a dia a música é a minha companhia enquanto trabalho e podes querer Anawim, dá-me cá uma "pica" :)