Pages

Eis o Sonho!...




Os escritores do Livro das Origens colocam no centro o Ser Humano e descrevem o modo como intuem o seu lugar:
- diante da relação que estabelece com o mundo que o envolve
- diante da relação que estabelece com os outros seres humanos
- diante da relação que estabelece com Aquele que tudo criou
Tudo isto no mais profundo anseio de fazer Aliança=Comunhão com o mundo que o envolve, com os outros seres humanos, com Aquele que tudo criou
Dão a entender que parece estar sempre tudo isto interligado de modo misteriosamente belo.

E é neste tom que começam os relatos, como que a dizer:

EIS O SONHO da perfeição da Aliança e Comunhão que tanto o nosso ser inteiro deseja… o nosso Deus, um Amigo íntimo que passeia no jardim da nossa vida… onde não faz sentido esconder algo, onde nada existe que possa envergonhar…

EIS O SONHO mais profundo que temos.
Um “lugar” onde possamos ser totalmente nós, participantes, colaboradores do próprio Amor-Deus na Criação da Terra onde caminhamos, na Criação da terra que somos nós mesmos, na colaboração da Criação das “terras” que são os nossos companheiros e companheiras de caminhada, nesta crescente sintonia com o Amor-Deus.

EIS O SONHO!!!

(Confesso-te uma coisa… às vezes penso que o Livro das Origens poderia ter mesmo um nome diferente, sobretudo nesta parte dos relatos da Criação…
Eu chamá-los-ía LIVRO DO SONHO QUE TODOS LEVAMOS DENTRO DE NÓS e colocá-lo-ía no fim do conjunto dos livros da Bíblia… como a imagem de um desejo, de uma meta a atingir.
Mas até está muito bem no início do conjunto, pronto (eheheh)… porque é no início que se fazem os projectos de vida e se estabelecem metas a atingir.)

Estes relatos estão vivos e ACONTECEM HOJE E AGORA!
A Génesis da Vida acontece hoje!
A Criação permanente acontece hoje!
Adam,
Ser Humano inteiro em todas as dimensões que referi há dias, hoje, sou eu, hoje és tu.

Como entendiam então os escritores hebreus destes relatos … que símbolos usaram para escrever?

7 DIAS = número que simboliza a plenitude, para a qual o Ser Humano (criado no dia 6) está chamado a ser com Deus

TREVAS e LUZ = conhecimento, descoberta de Deus em todas as oposições que surgem na vida e nos causam divisões interiores até que aprendamos a deixar que a “luz” de Deus vença as “trevas” que são ausência de Deus.

Deus DISSE e CHAMA = a PALAVRA que é o sonho, o desejo, na convocação, no convite que Deus faz a participar na Vida

LUZEIROS PARA O DIA E PARA A NOITE = O Sol, a Lua e as Estrelas, adorados como divindades por outros povos, são pelo povo hebreu, designados apenas com meros luzeiros. Além disso simboliza também como, mesmo na escuridão, Deus garante sempre a presença da Luz. Deus que vence sempre a escuridão.

ADAMAH = terra… barro…

ADÃO ou ADAM = Ser Humano (é o Homem e a Mulher), é da “terra”, é do “barro”… é dito como criado à IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS… anunciando assim a sua infinita e inquestionável dignidade e a sua vocação ao Amor, à Aliança, que é o que Deus é.

EVA = Vida/Vitalidade. Mulher com o outro lado, não por ser diferente sexualmente, mas porque é companheira, cooperante em igual dignidade com o Homem.

DESCANSO DE DEUS = é Deus visto como dando espaço ao Ser Humano para ser continuador de toda a sua Criação. É também o símbolo de Deus que, no 7º DIA espera pelo Ser Humano que criou e se começou a construir a si próprio ao 6º DIA.

Espero mesmo muito que o que acabaste de ler te dê uma grande vontade de saboreares, tu própri@ a leitura da beleza destes relatos, e neles te vejas…

1 comentário:

Anónimo disse...

EIS O SONHO!!! E eis o sonho a acontecer...... agradeço por viver esta hora, neste tempo e por poder fazer parte deste" sonho a acontecer" e por poder conhecer pessoas inteiras como tu Anawim! que nos fazem chegar este sopro de Deus...... e nos injectam um lufada de ar fresco que nos faz emergir em cada dia com uma força!! um abraço e muito obrigada por ti! M.S.