Pages

|2| Porque te amamos e queremos dizer-te, Jesus, chamamos-te... FILHO DO HOMEM


Filho do Homem é uma expressão que pode significar
- SER HUMANO, Filho da Humanidade… ser individual ou colectivo.
- DIGNIDADE, Título, quase como a remeter para uma missão

Encontramos esta expressão no Antigo Testamento inúmeras vezes no livro de Ezequiel, na maneira como Deus se dirige ao profeta, que é o mesmo que dirigir-se a todo o todo o povo de Israel.
“Filho de Homem, todas as palavras que Eu te disser, guarda-as no teu Coração, escuta-as com toda a atenção.” Ez 3,10

Também encontramos a mesma expressão no livro de Daniel.
“… das nuvens do céu vinha como que um Filho do Homem. Dirigiu-se ao Ancião e foi levado à sua presença. A ele foi dado império, honra e reino, e todos os povos, nações e línguas o serviram. O seu império é um império eterno, que nunca passará, e o seu reino jamais será destruído.” Dn 7,13

O Filho do Homem é aquele que se espera vir da parte de Deus, é aquele que há-de restaurar o Reino, é aquele que nele reinará… um Reino e um Reinado que nada nem ninguém poderá derrubar jamais.

É, sem dúvida, uma belíssima expressão… das melhores para dizer Jesus porque fala dele como homem terreno, atrevo-me a dizer: Esta expressão diz que Jesus nasceu do ventre de uma mulher, fruto do amor entre um homem e uma mulher… é plenamente humano (“… o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” Mt 8,20), teve uma história onde viveu e agiu na nossa História (“Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem” Mt 13,37; “o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar os pecados.” Mc 2,10; “O Filho do Homem até do sábado é Senhor” Mc 2,22), e ao mesmo tempo fala dele como homem que sofre e é ressuscitado por Deus (“o Filho do Homem tinha de sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos doutores da Lei, e ser morto e ressuscitar depois de três dias” Mc 8,31) dando-lhe uma dignidade de Juiz… o que a-justa, ajustador, não de contas, mas o que ajusta, acerta todos a si (“o Filho do Homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme o seu procedimento” Mt 16,27)

Nesta única expressão Filho do Homem estão unidos dois contrários, coisa desconcertante demais para nós…
… nesta expressão estão impressos
o poder pelo fracasso,
a dignidade pela vergonha,
a vida pela caducidade,
a vitória pela derrota.
Esta é a autoridade que lhe vem do Alto… do alto da sua mais profunda e plena humanidade, um ser humano tão humano assim é alguém tão próximo de Deus que é Um com Ele. É assim que ele, Um com Deus pode julgar, a-justar, porque não o faz “de cima” ou “de fora”… mas a partir do próprio centro de toda a humanidade.

Filhos do Homem, filhos da Humanidade somos todos nós, mas O Filho do Homem é Jesus.
É ele O ser Humano por excelência que Deus assumiu e fez Seu para no-lo dar.
Um dos nossos… um de nós tornou-se O Filho da Humanidade, O Filho do Homem.

E, em vez de ser este título a dizer quem é Jesus… é Jesus que diz o que é ser Filho da Humanidade em plenitude, em total verdade.

Só poderia terminar esta partilha com a frase de Leonardo Boff.
“Humano assim só pode ser Deus mesmo.”

Deus está mesmo completamente metido “nisto”… é por isso que a próxima partilha só pode ser sobre a expressão “Filho de Deus… Filho Amado…”


Até já

2 comentários:

figlo disse...

"Filho do homem"... Tão humano, tão humano que lutou até à morte pela dignidade de cada homem...Ele conhece o que é ser homem...por dentro...Contudo, Ele é o Homem Novo de que fala S,Paulo, o primeiro de uma "humanidade nova"...confrontando as nossas vidas com a vida desse "filho de homem" que dizemos seguir, muitas vezes seremos levados a concluir que somos des-humanos...Glória

Maria João disse...

Só o Amor que tem por nós para dizer Filho do Homem ...


Fico a aguardar pelo próximo post.



beijos