Pages

O medo da liberdade

.
.
.


"A liberdade é o bem mais apetecido do mundo, e também o mais temido. Porque ser livre é não estar atado a nada nem a ninguém. A experiência diz-nos que os nossos apegos são muito gratificantes.
Assim, o alcoólatra, o fumador, o toxicodependente se sentem atados e como que escravos do álcool, do tabaco, da droga, e não querem livrar-se destes apegos porque são muito gratificantes. Mas não é preciso recorrer a estes casos especiais.

A sociedade moderna tem o poder de nos escravizar de mil maneiras diferentes. O mecanismo diante do qual a sociedade nos escraviza é a criação de necessidades: através da propaganda e da publicidade, o sistema cria constantes e novas necessidades nas pessoas, de tal modo que os cidadãos chegam a sentir-se apertados nos tentáculos do sistema.
Encontramo-nos então diante dos novos escravos da sociedade de consumo:
As pessoas habitam em edifícios de apartamentos e têm automóveis privados com os quais já não podem escapar a um mundo diferente.
Têm enormes arcas frigoríficas cheias de alimentos congelados.
Têm dezenas de jornais e revistas que expõem os mesmos ideais.
Têm inúmeras possibilidades de escolha, inumeráveis aparelhos que são todos do mesmo tipo e os mantêm ocupados e distraem a sua atenção do verdadeiro problema que é a consciência de poderem trabalhar menos e apesar disso determinar as suas próprias necessidades e satisfações.
No fundo, trata-se de compreender que os indivíduos, em troca das comodidades que enriquecem a sua vida, vendem não só o seu trabalho, mas também o seu tempo livre. A vida melhor é compensada pelo controlo total sobre a vida. Eis aí o novo “Egipto”, a nova “casa da escravidão”.
Por isso as pessoas precisam cada dia mais de dinheiro. Daí também as angústias económicas, os pluriempregos, as horas extraordinárias, o trabalho esgotante, que a todos embrutece.

A raiz do problema é sempre a mesma: o sistema de vida que a nova sociedade nos impôs. E é justamente isso o que as pessoas querem deixar, mas, por outro lado, têm medo de perder.
O medo da liberdade confunde a nossa imaginação, petrifica as nossas capacidades, torna-nos incapazes de mudar de vida.
Daí a necessidade de um novo “êxodo”, sair do sistema, para empreender o caminho da libertação."


José María Castillo


.
.
.

3 comentários:

fora da lei disse...

Anawim ,
O Encontro pode gerar te a Busca ,tavez .Quando busca se , já fostes antes encontrado .Como estado da Graça e estar sensível aos sentidos ,inteiramete .
...o caminho , ...no caminho e no Encontro sentir a força em ter a JESUS .
Depertou e bem fez me .
Shalom.

Anónimo disse...

Anawyîm...


Belo texto para fazer-nos refletir neste final de semana.
Abraços em Cristo.

Fora-da-lei disse...

Já existem duas foras-da-lei...rsrs
O comentário anterior não é da minha lavra.
Sim a sociedade em que vivemos tem o prazer de escravizar e consumir a nossa mente e o corpo.
Tenho uma santa inveja daqueles poucos povos onde ainda não chegou o progresso e,que são felizes com apenas aquilo que a natureza lhes dá.