Pages

A Evangelização prévia - 1ª Etapa no Catecumenado dos primeiros séculos

.
.
.



Como é que acontecia esta Evangelização prévia, aquele primeiro passo para alguém se tornar discípulo de Jesus, daqueles primeiros tempos?

De maneira muito simples, os primeiros cristãos, evangelizavam através do testemunho e transmissão da fé em Jesus de Nazaré aos familiares, aos amigos, aos vizinhos. Nesta etapa aqueles que se sentiam cativados por esse testemunho, por essa maneira de viver, colocavam-se em contacto com os cristãos.
Surgiam, às vezes, um género de escolas, semelhantes às escolas filosóficas pagãs, para ensinar os convertidos.

Obviamente, todo o catecumenado, toda essa descoberta de um jeito de viver diferente, toda essa vontade de se tornar discípulo de Jesus, toda essa conversão de vida que exige despir-se da Humanidade Velha para se vestir de Humanidade Nova, de Vida Nova, só fazia sentido entre os adultos.


.
.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que bom poder recordar/reavivar o verdadeiro sentido deste Tempo de caminho até à Páscoa. Caminho de preparação,descoberta, para o encontro.
No meio de tanta confusão, trabalho e corre corre do dia a dia, finalmemte vou poder "parar", e aproveitar o tempo para fazer caminho.
Vamos?

Obrigada por este espaço

Susana